sexta-feira, 3 de junho de 2011

Correios e suas mazelas

Que a Empresa de Correios e Telégrafos brasileira anda mal das pernas todo mundo sabe, mas que a cada dia que passa ela está pior talvez você não saiba.

Pra quem trabalha com os Correios, pra mim, pelo menos, tem sido um inferno.

Situação 1: Você posta uma encomenda, recebe o código de rastreio e passa o código pro cliente. Aí daqui a 3 dias o cliente vem até você perguntando porque o rastreio não é atualizado. Você liga pro 0800 (que aqui no Rio na verdade é 3003) e recebe a informação de que só pode abrir qualquer protocolo se a encomenda não for entregue dentro do prazo de entrega, OU SEJA, você não pode nem pedir atualização do rastreio porque ainda está dentro do prazo de entrega!!!!
Aí você volta no cliente, explica pra ele o que te explicaram pelo telefone, pede desculpas POR UM ERRO QUE NÃO É SEU, É DO CORREIO, e aguarda pacientemente o prazo de entrega. Na data limite todo o rastreio é atualizado, com todas as etapas por onde passou sua encomenda, e ao invés de saiu para entrega/entregue vem escrito MAL ENCAMINHADO. Você liga pra saber que raios é aquilo ou logo pensa que a encomenda seguiu pelo mal caminho, começou a se drogar e ouvir rock -n, e descobre que ela foi enviada para o local errado, mas vai ser entregue no dia seguinte.

Situação 2: A agência do Correio fica aberta até as 19horas, mas o limite para postagem é até as 17h horas. Isso significa que todas as encomendas postadas após as 17h são encaminhadas somente no dia seguinte. Você foi lá e postou a encomenda ontem após as 17h, contando que ela vai ser encaminhada hoje, certo? É sedex, tem que chegar até sexta. Aí você checa o código de rastreio no site e descobre que a agência só postou sua encomenda HOJE APÓS AS 17H. Isso significa que ela só vai ser encaminhada AMANHÃ e você precisava que chegasse sexta? Esquece, amiga. Só vai chegar na segunda.

Situação 3: A encomenda é postada próximo do carnaval. Ela atrasa, chega com uma fita dizendo que o pacote foi "reacondicionado pelo correio" e quando você vai conferir a mercadoria descobre que estão faltando 2 tubos da tinta verde. Tirem suas conclusões. Nem dá pra reclamar porque quando foi feito o seguro a descrição não foi tão minunciosa a ponto de especificar quantos tubos de cada cor haviam lá dentro.

Situação 4: O seu pacote extravia, você tem que abrir um protocolo e pedir a indenização devida. Siiiim, você tem direito a indenização por extravio de mercadoria. Se a encomenda tinha seguro eles devolvem o valor declarado. Se não tinha seguro eles devolvem um valor fixo dependendo da modalidade de envio (já esqueci qual o valor, mas não é muito), mas demora. Senta e espera.


Pior de tudo é saber que não é nenhuma Lei de Murphy. Acontece com muita gente.

Então, meninas, depois que a gente posta a mercadoria a gente não tem mais acesso à ela e não pode fazer nenhuma reclamação antes do prazo de entrega ser expirado. Só essa semana um pacote meu foi extraviado, o pacote de reposição a ele que foi postado na terça foi enviado só hoje e infelizmente não vai chegar até sexta e uma cliente minha teve o pacote mal encaminhado. A culpa não é minha, mas eu peço desculpas porque alguém tem que pedir e eu sei que o correio não vai fazer isso e também sei que a culpa também não é de vocês. No final somos todos lesados por essa maravilhosa instituição federal que se chama Correios.

ATUALIZAÇÃO (06/06):


Recebi sábado um sedex que foi postado (entregue na agência) dia 01/06/2011 mas foi encaminhado pela agência só dia 03/06. O remetente tem o comprovante de envio com a data do dia 01, mas no sistema só aparece a postagem dia 03. EXIJAM que a encomenda de vocês seja carimbada na hora, assim eles são obrigados a postar na data correta.
Recebi uma caixa grande com uma caixa menor dentro, que descobri ser a caixa da postagem original. Fiz um vídeo para vocês verem a cara de pau deles.

As tarjas pretas super toscas coloquei só para esconder os endereços. Foi a primeira vez que editei um vídeo. Sejam compreensivos comigo. =p

3 comentários:

Anônimo disse...

Digno esse post, Ju! Sei EXATAMENTE do que vc tá falando!
E, além dessas reclamações todas que vc fez, eu tenho uma extra: no serviço postal daqui não existe um tratamento especial pra encomendas "frágeis". Perguntei outro dia na agência se não tinha nenhum adesivo de "frágil", como as encomendas que vem de fora e a mulher disse que não tem diferenciação de encomendas. Leia-se: "nóis joga tudo junto na esteira, van, avião e pra tudo que é lugar mêmo!". Acho isso um absurdo! Tá, vamo dizer que essa separação e cuidado com encomendas etiquetadas como frágeis seja só na teoria, vai! Mas já é alguma coisa!
Embora já aconteceu muitas vezes de paletas se sombras vindas do outro lado do mundo chegarem inteiras aqui, e qdo envio pra cliente chega quebrada. Ou seja... né? :D

Ai, desculpa o desabafo! hehehe!

ROBERTA disse...

Em uma das minhas compras no ebay, minha encomenda foi enviada e quando chegou aqui no Brasil sumiu, o responsavel pela loja tentou me ajudar mas o correio daqui nem ligou então eles mandaram outra so pra eu não ficar mais puta.
Depois foi com minha paleta de sombras, demorou 3 meses pa chegar e quando chegou o espelho tava quebrado.
Fazer o que ne!

Anônimo disse...

PQP, que sacanagem hein!!!! Agora cadê o pessoal dos correios com aquela propagandinha besta dizendo que nos correios se pode confiar? COnfiar pra ser feito de besta, pra ser roubado, pra ter prejuízo... ê Brasil, cada vez me enche de orgulho... ¬¬